Investimento na Casa do Doce é fruto da CPL do turismo, reconhecida em 2024 (Foto: Éric Ribeiro/SeturSP)
Com o apoio do Sebrae-SP, a Cadeia Produtiva Local (CPL) da Agroindústria de Santa Rita do Passa Quatro foi oficialmente reconhecida pelo programa SP Produz, iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico que estimula a auto-organização de grupos de empresas do mesmo setor para promover o desenvolvimento regional e aumentar a competitividade. O Planejamento Estratégico de Negócios, publicado no edital de reconhecimento neste mês, recebeu nota 9,375, levando a cidade à quarta posição no ranking estadual.
Além de Santa Rita, outras cinco CPLs da região também foram reconhecidas com o apoio do Escritório Regional do Sebrae-SP: a CPL da Construção Civil de São Carlos, gerida pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC); a CPL do Turismo Gastronômico de Rio Claro, sob gestão da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc); a CPL da Agricultura Familiar de Araras, proposta pela Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região (Coaaf); a CPL do Ecoturismo de Itirapina, gerida pela Associação dos Proprietários de Imóveis no Broa (APIBI); e a CPL do Café de Dourado, solicitada pela Associação dos Produtores Rurais do Vale do RioJacaré Pepira (Aprojape).
Esta é a primeira etapa do processo de reconhecimento das CPLs no Estado de São Paulo. O programa tem como objetivo oferecer melhorias por meio de orientação técnica, mentoria, fomento e outras formas de suporte por parte do Governo do Estado.
Entre os pontos positivos da CPL da Agroindústria, apontados no edital, estão produtos e serviços bem caracterizados, com diferenciais competitivos vinculados à identidade territorial, sustentabilidade e inovação, articulados a estratégias de comercialização e presença digital. O plano de expansão foi outro ponto destacado. "O planejamento de expansão e inovação é estratégico e contempla ações efetivas de P&D em parceria com instituições de ensino e pesquisa. A dimensão socioambiental possui práticas alinhadas aos ODS e aos princípios ESG", aponta parecer técnico.
A proponente da CPL é o Sindicato Rural de Santa Rita do Passa Quatro, que contou com o apoio de diferentes parceiros, incluindo a Prefeitura e o Sebrae-SP. "Santa Rita é um município com vocações diversas e grande potencial agroindustrial. A cidade tem uma vocação clara para o turismo, mas também uma força muito significativa no agronegócio. A CPL da Agroindústria reflete essa potência, contando com a atuação do Sindicato Rural e de empresas e usinas que contribuem para uma governança muito bem estruturada", analisa Peterson Barleta, consultor de negócios do Sebrae-SP.
A iniciativa contou com grande incentivo do Sebrae-SP, que atuou sensibilizando os atores locais sobre a importância do reconhecimento, mostrando os benefícios que essa cadeia pode gerar para o território -- como acesso a recursos, fortalecimento da cooperação entre os elos e abertura de novas oportunidades.
|
A turismóloga Valéria Maria Zerbato, responsável pela elaboração do planejamento estratégico, destaca que o projeto foi construído de forma colaborativa, ouvindo os diferentes setores envolvidos. "Nós nos reunimos para mapear as necessidades e fragilidades do setor que poderiam ser contempladas no edital. Ouvimos o Sindicato Rural, que lidera a iniciativa, e articulamos encontros com representantes da governança e do empresariado local para construir um planejamento que representasse toda a cadeia", explica.
Ela também reforça o papel do Sebrae-SP durante todo o processo. "O apoio foi integral. Recebemos todas as informações e suporte necessário, participamos de reuniões com outras CPLs, trocamos ideias e experiências. Sem o Sebrae, não teríamos conseguido estruturar a proposta como fizemos", afirma.
Para Valéria, o reconhecimento da CPL representa mais do que recursos: é a valorização de um território em desenvolvimento. "Já temos o reconhecimento da CPL do Turismo, agora conquistamos a da Agroindústria. Isso mostra que Santa Rita está avançando, que tem empresas fortes, mão de obra qualificada e infraestrutura para crescer. Só com a primeira CPL já conquistamos R$ 250 mil e implantamos a Casa do Doce e a Vila Artesanal — espaços que nasceram de demandas reais dos produtores locais. Agora, com a CPL da Agroindústria, esperamos expandir ainda mais o impacto positivo na cidade, especialmente para quem trabalha com doces artesanais, que são um símbolo de Santa Rita do Passa Quatro."
Próxima etapa
Ainda no segundo semestre, as CPLs serão classificadas em diferentes níveis de maturidade, que vão desde aglomerados produtivos em estágio inicial até cadeias maduras. Elas são compostas por micro, pequenas e médias empresas que cooperam entre si, conquistando acesso a novos mercados, apoio de entidades públicas e privadas, além de ampliar a competitividade e a qualificação dos colaboradores.
Mais informações:
Suzana Amyuni
Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP
Escritório Regional de São Carlos
(16) 99119-2552
suzanaa@sebraesp.com.br
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter
Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP
(19) 3582-6363
santarritense@santarritense.com.br