Hospital Estadual Santa Rita passa por grande reforma para a ampliação dos atendimentos

Complexo Hospitalar será referência nacional por oferecer uma estrutura completa de cuidado contínuo, desde o primeiro atendimento até a desinstitucionalização

Como informado pelo jornal O Santarritense na semana anterior, o Hospital Estadual Santa Rita, antigo CAIS, está passando por uma ampla reforma, que visa a ampliação dos atendimentos. Com apoio do Governo do Estado de São Paulo, serão oferecidos diversos projetos para atendimento direto e de retaguarda da rede de atenção em saúde mental, dependência química e cuidados prolongados.

A política de saúde mental a ser implantada integrará cuidado clínico, reinserção social e respeito à dignidade humana, por meio de uma rede articulada de serviços e dispositivos de apoio, como atendimento clínico, apoio social e alternativas terapêuticas sustentáveis. 


Tratamento e Internação

Para os casos mais complexos, o Hospital disponibilizará unidades especializadas como o PAI (Pronto Atendimento Integral) com 20 leitos de observação, a U.I.D.Q. (Unidade de Internação em Dependência Química) com 40 leitos e a U.A.R.T.T. (Unidade de Acolhimento Residencial Transitório e Terapêutico) com 140 leitos, onde os pacientes receberão atenção clínica, psicológica e social em ambiente acolhedor.


Atendimento 24 horas e Internações Compulsórias

Situações de crise contarão com atendimento 24 horas, com leitos de observação e retaguarda hospitalar. Nos casos mais graves, será possível realizar internações compulsórias com o devido respaldo legal e apoio do sistema estadual de regulação (CROSS/SIRESP).


Apoio Prolongado e Retaguarda Hospitalar

Para pacientes que necessitam de cuidados contínuos, o Complexo Hospitalar contará com a UCP – Unidade de Cuidados Clínicos Prolongados, com capacidade para 100 leitos, além do suporte de hospitais como a Santa Casa local e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.


Abordagem social e reinserção

O trabalho de regulação e abordagem social será realizado em parceria com médicos de rua, HUBs e equipes do programa RUAS, DRS XIII e 26 municípios através do CROSS/SIRESP, garantindo atenção especial às pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade extrema. O objetivo é conectar essas pessoas ao cuidado contínuo e oferecer oportunidades de reconstrução da vida.


Eco Vila: comunidades terapêuticas sustentáveis

Um dos diferenciais da rede é a Eco Vila, onde pequenos grupos irão conviver em espaços autossuficientes e produtivos. Lá, os acolhidos participarão de atividades como horta comunitária, viveiro de plantas, marcenaria e artesanato. A iniciativa alia cuidado à valorização do trabalho e da autonomia, promovendo a reintegração social dos usuários.


Desinstitucionalização com dignidade

Com base nos princípios da Reforma Psiquiátrica e da cidadania, o Hospital promoverá a desinstitucionalização gradual dos pacientes de longa permanência, oferecendo moradias assistidas e acompanhamento psicossocial, visando devolver a autonomia e o direito à vida em sociedade.

A trabalho em Santa Rita do Passa Quatro tornará o município referência para o país, mostrando que é possível oferecer cuidado integral, digno e transformador para quem mais precisa.

 



Galeria de Imagens
Milena Brito

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais
Fotos