Santa Rita celebra do Dia do Doceiro e o Dia do Doce Fudi em cerimônia especial

Participaram da ocasião autoridades locais e regionais, o secretário estadual Roberto de Lucena e munícipes que prestigiaram as homenagens na Vila Artesanal

No dia 23 de maio, Santa Rita do Passa Quatro celebrou o Dia do Doceiro e o Dia do Doce Fudi, na Vila Artesanal, localizada na Praça da Estação. Neste ano, o primeiro aniversário da data foi marcado com uma belíssima cerimônia junto a Casa do Doce, que contou com a participação de autoridades municipais, regionais, estaduais, representantes da APAAS Associação dos Produtores Artesanais e Artesãos Santarritenses), do Sebrae e a presença do Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, junto ao público que foi prestigiar as homenagens.

Unindo progresso e memória afetiva, a comemoração do “Dia do doce Fudi e Dia do Doceiro”, reafirmou a identidade da Cidade Poema como um polo de cultura e sabor. O evento foi marcado por momentos especiais em reconhecimento ao avanço da iniciativa, que logo no seu primeiro ano agregou verbas e ferramentas para que a idealização se tornasse realidade.

O Sr. José Piran, que imortalizou o doce Fudi como símbolo do afeto e da memória da cidade foi homenageado, assim como a doceira Leia Fardin, que conquistou o 3º lugar no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025, na categoria geleia.  

  O secretário Roberto de Lucena recebeu uma cesta repleta de produtos artesanais de Santa Rita do Passa Quatro e reforçou a importância da gastronomia artesanal como atrativo turístico e meio de promoção da identidade cultural do município.

O representante do governo estadual também destacou a importância de parcerias entre o executivo estadual e municipal e parceiros como o Sebrae-SP. “Temos aqui um grande potencial que tem se transformado em potência. O Sebrae é um aliado estratégico do governo do Estado na execução de políticas públicas que chegam na ponta e ajudam a transformar os sonhos das pessoas em realidade. E o que nós estamos vendo, na forma de doce e de artesanato, é exatamente isso: sonho que virou realidade com apoio do Governo, a orientação e capacitação do Sebrae e o trabalho da Prefeitura Municipal”, ressaltou.

Para o consultor de negócios do Sebrae-SP Peterson Barleta, a data marca um novo capítulo para o turismo e o empreendedorismo da cidade. “Há tempos vimos trabalhando juntos com foco no desenvolvimento do turismo local. Em março, Santa Rita foi reconhecida como Cadeia Produtiva Local em Desenvolvimento, garantindo recursos para a Casa do Doce – Vila Artesanal. E um mês antes iniciamos o Diagnóstico que vai embasar o pedido de Indicação Geográfica (IG) para os Doces da Cidade Poema”, declarou.  

A celebração teve como objetivo principal a valorização dos produtores artesanais do município, que ajudam a manter viva a tradição culinária da cidade, principalmente dos doces, em especial o Doce Fudi. “Esse trabalho valoriza os produtores locais, fortalece a tradição doceira e impulsiona a economia. Quando o poder público, os empreendedores e as instituições caminham juntos, os resultados aparecem de forma concreta e transformadora”, destacou a gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas.

O evento marcou um importante passo para o reconhecimento do patrimônio imaterial da cidade, aproximando produtores locais, poder público, comunidade e visitantes. A Prefeitura agradeceu, em primeiro lugar, aos associados da Casa do Doce que tornaram possível essa oportunidade, ao secretário Roberto de Lucena, pelo prestígio e a cada colaborador que esteve na realização da cerimônia.


Galeria de Imagens
Milena Brito

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais