Alesp entrega prêmio “Juntos pela Inclusão” a ativistas e instituições que atuam na defesa de autistas e de deficientes

Idealizada pelo deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), cerimônia realizada no Auditório “Paulo Kobayashi” prestou 130 homenagens; foram reconhecidos vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) fez a entrega do prêmio “Juntos pela Inclusão”. Iniciativa do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), a cerimônia reuniu mais de 300 pessoas no Auditório “Paulo Kobayashi”, em reconhecimento a mandatários, gestores públicos, ativistas e instituições filantrópicas que atuam na defesa de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.

Durante a cerimônia, realizada na noite dessa terça-feira (23/9), a Casa de Leis prestou 130 homenagens. Foram agraciados com o prêmio “Juntos pela Inclusão” vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada que atuam pela garantia de direitos de autistas e de deficientes nas cidades paulistas.

Marcado pela celebração e pelo compromisso com a inclusão, o evento reuniu lideranças comunitárias, familiares de pessoas com necessidades especiais e autoridades, como o subprocurador-geral da República, Francisco Rodrigues dos Santos Sobrinho, e sua esposa, a advogada Carmem Lúcia Lucena Rodrigues dos Santos.

Além de Rafa, compuseram a mesa principal de trabalhos o ex-vereador de Guarulhos-SP Jorginho Mota (sem partido), primeiro parlamentar autista do Brasil; o ex-prefeito de Marília-SP Abelardo Camarinha (sem partido), a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão de Guarulhos-SP, Mayara Maia, a vice-prefeita de Araraquara-SP, Meire Laurindo (União Brasil), o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luis Roberto Mastromauro, e a vereadora de Gravatá-PE Maria Vilar (Republicanos).

Segundo Rafa, a homenagem na Alesp reconhece, além da conquista individual de cada um dos homenageados, o compromisso coletivo com a inclusão, com a dignidade e com os direitos das pessoas com deficiência:

“O prêmio ‘Juntos pela Inclusão’ é um reconhecimento a quem transforma a realidade, rompe barreiras e constrói pontes para uma sociedade mais justa e acessível. A inclusão é bandeira que defendo desde o primeiro dia de meu mandato como deputado estadual. Esses mais de 130 homenageados se engajaram e fizeram a diferença em seus municípios”, observou o parlamentar do Cidadania.

 

Minorias

Na Alesp, Rafa é autor do Projeto de Lei (PL) que institui o “Dia da Ação Azul” em todo o estado de São Paulo. A proposta, que tramita no Legislativo, garante que todo município paulista ofereça, numa data específica e num só lugar, acolhimento a pessoas com TEA e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

 O deputado do Cidadania-SP também é autor do texto 1.573/2023, que reconhece a fibromialgia como deficiência, garantindo a portadores dessa síndrome os mesmos direitos de Pessoas com Deficiência (PCDs), como inclusão; e acesso à Educação, à Saúde, ao trabalho, ao transporte, ao lazer e à Previdência Social.



Galeria de Imagens
O Santarritense

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais
Fotos