Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida “Barro Preto” acontece nesse domingo com missa às 10h, seguida da procissão e deliciosa quermesse

Comunidade mantém viva tradição, fé e devoção

A tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida em Santa Rita do Passa Quatro acontecerá nesse domingo, 17 de agosto, no Barro Preto (Estrada Vicinal Santa Rita – Porto Ferreira). 

O evento terá início às 10h, com a missa, e em seguida, será realizada a procissão. Logo após, começará a tradicional quermesse, recheada de muita comida boa e bebidas refrescantes, como chopp, cerveja, refrigerante e água. 

O cardápio deste ano terá leitoa assada, frango e churrasco no estilo “a passarinho”, além de deliciosas porções de polenta, batata chips, mandioca, pastel, coxinha, arroz e maionese. 

A festa ainda terá muita música com o show ao vivo com Dupla Face, além do tradicional Leilão de Prendas e as barracas com doces, milho verde, pesca e sorvete. 

Vale lembrar que é proibido a entrada com bebidas no recinto. A realização e feita pela GIMAFI Agropecuária – (19) 3582-2068. Rua Manoel Vieira Palma, 1721 – Santa Rita do Passa Quatro – SP.


Comunidade mantém viva tradição de fé e devoção 

A tradição de amor, fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida em Barro Preto atravessa gerações e vem desde os bisavós de Marilza Ferronato e Marcia Ferronato, vindos da Itália, que se reuniam para rezar numa pequena capela dedicada a Santa Luzia, ainda na década de 1950, quando o casal João e Emília Zanardo foram a Aparecida do Norte, trouxeram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e a introduziram nesta capelinha, começando em setembro a celebrar a missa, seguida de procissão e leilão de prendas. 

No ano de 1989, a comunidade, encabeçada pelo pároco Jorge Mazin, Nelson Octaviano e as famílias da região derrubaram a antiga capelinha e construíram uma maior, além do salão de festas que está no local até hoje, com o objetivo de rezar agradecer pelas graças recebidas e confraternizar.  

A festa, originalmente realizada em 8 de setembro, data da Natividade de Nossa Senhora, passou a ser celebrada em agosto. A mudança foi adotada pelo pároco atual para evitar o período de chuvas, que dificultava o acesso à comunidade e que teve a ideia de mudar a festa para agosto, com o tempo mais seco.

“Por que Barro Preto? Justamente pela cor da terra, quando no passado se chovia muito e ninguém conseguia passar para chegar à celebração, de tanto barro”, conta Marilza em entrevista ao jornal O Santarritense. 

Os devotos santa-ritenses, alegres, festeiros e caridosos abrilhantam a festa sempre prontos para colaborar e continuar esse legado de devoção e confraternização, o que torna a Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida “Barro Preto” tão especial.

“Como é bom manter a tradição e a fé deixada por nossos pais e antepassados. Quem não tem passado, não tem futuro”, declara Marilza.




Milena Brito

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais
Fotos