O recifense Ariston Pereira da Silva saiu dos braços de sua família na periferia do Recife e, ainda jovem, mudou-se para Santa Rita do Passa Quatro, em 1994, em busca de alcançar os seus sonhos no estado de São Paulo. Com vocação para o esporte, antes, Ariston chegou a jogar pelas categorias de base do Sport Club do Recife, como meia atacante, mas acabou se afastando do futebol após uma lesão.
A corrida surgiu em sua vida como alternativa para manter a boa condição física enquanto se recuperava e acabou virando sua paixão. Praticante da modalidade há mais de 20 anos, Ariston tem muita gratidão pelos tempos em que morou em Santa Rita. Quando chegou na cidade, foi acolhido pelo Sr. Antonio Sergio Viviani e pela família Missiato, que o apoiaram no esporte e lhe arrumaram, inclusive, um lugar para morar.
Além dos patrocínios, continuando no esporte, Ariston corria pela Associação Atlética Santarritense (AASR) e, segundo ele, foi um dos primeiros atletas a residir no local. “Tenho muito amor por Santa Rita, muita gratidão por todos que me ajudaram. Tenho o desejo de voltar à cidade, sempre penso em visitar Santa Rita, foi um tempo muito bom”, declara o atleta da corrida.
O corredor já participou de diversas maratonas e competições que lhe renderam inúmeras medalhas, troféus, prêmios e menções honrosas. Ariston chegou a ser tema de matéria do Globo Esporte, que o exaltou como um dos maiores corredores do Brasil. Na principal corrida da América Latina, a São Silvestre, o recifense acumula boas posições finais, terminando a competição nas primeiras colocações e se mantendo entre os melhores representantes brasileiros.
Na edição de 2024, pelo Clube Ipanema, da cidade de Caieiras, Ariston cruzou a linha de chegada entre os 30 melhores na categoria Geral Masculino, dentre 21699 participantes. Já na sua faixa etária, ele conclui a maratona em 1º lugar, garantindo para o Brasil a vitória no grupo de 50 a 54 anos.
Por seus resultados nas corridas, Ariston recebeu homenagens, menções honrosas e de aplausos em Câmaras Municipais de diversas cidades. Em Santa Rita do Passa Quatro foi homenageado com Votos de Aplauso e Reconhecimento, protocolado pelo prefeito Marcelo Simão, na época vereador, em 2005.
O atleta já foi personalidade carimbada no jornal O Santarritense, que sempre que possível reportava suas conquistas nas corridas, dedicadas à sua família, principalmente à filha primogênita, Gabriela Marino, que hoje tem 19 anos e reside em Santa Rita e à sua caçula Ana Vitória Passos da Silva. “São minhas vidas, este feito dedico a elas”, completa o corredor.
Hoje, Ariston continua como atleta e segurança em Caieiras na Grande São Paulo, cidade que também o acolheu. Muito feliz, ele segue no esporte sem cansar, com treinos diários e sempre em busca de mais resultados positivos.
Ele também se dedica ao projeto social “Da rua para a pista” com a ‘molecada’, como ele carinhosamente diz. “Vim de família simples e humilde e hoje busco subir nos pódios, ser reconhecido nacionalmente. Já estou entre os 10 primeiros do Brasil e não vejo a hora de poder comemorar mais vitórias nessa cidade maravilhosa”, finaliza o corredor.
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter