Quem conhece Santa Cruz da Estrela, certamente já tomou conhecimento do Coreto existente na Praça do Distrito, construído há mais de 70 anos.
A maioria das pessoas, inclusive muitos moradores do local, desconhece a existência de outro coreto, construído anteriormente.
Através de um “Bilhete Postal”, do século passado, temos a foto da igreja, bem como do antigo Coreto, com os seguinte dizeres: “Fachada lateral da nova matriz de Santa Cruz da Estrella, com Coreto para leilões”.
O antigo Coreto ficava entre uma das laterais da igreja e o Grupo Escolar e foi demolido inexplicavelmente, na década de “30”.
O NOVO CORETO.
Depois de superarmos um dos períodos mais autoritários da história do Brasil (ditadura Vargas – 10/11/1937 a 29/10/1945), tivemos a restauração da democracia, sendo que no dia 09/11/1947, voltamos a ter eleições municipais.
Por nomeação do recém eleito Prefeito Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, Sr. Urbano de Souza Meirelles Filho, CÉZAR MARTINELLI exerceu o mandato de Subprefeito de Santa Cruz da Estrela, no período de janeiro de 1948 a 31/12/1951.
Vale lembrar também, que na eleição de 09/11/1947, foram eleitos dois vereadores de Santa Cruz da Estrela, Srs. Theodoro Pistori e Carlindo Ramos Ribeiro ( dono da Fazenda Jaraguá ), por partidos diferentes, algo que nunca mais ocorreu, mostrando a força política deste local, naquela época.
Cézar Martinelli, comerciante na Estrela e agora também como Subprefeito, além de cuidar com muito carinho do distrito, idealizou e construiu o coreto existente até hoje, ao mesmo tempo que foi efetuada a plantação de duas enormes fileiras de “cedrinhos”, fazendo com que o jardim tivesse uma nova paisagem.
ALGUNS DADOS A RESPEITO DE CÉZAR MARTINELLI
Natural de Santa Cruz da Estrela, Cézar Martinelli, filho de Luiz Martinelli (Giovanni Luigi Martinelli) e Palmira Berentane Martinelli, nasceu no dia 08/10/1906 e foi casado com a Sra. Maria Luiza Pinto Martinelli, cujo casamento ocorreu na Estrela no dia 28 /09/1929.
O casal teve seis filhos, todos nascidos no distrito de Santa Cruz da Estrela: Maria Nelly Velasco Martinelli, Luiz Gonzaga Martinelli, Daisy Pinto Martinelli Haik, Raul Pinto Martinelli, Laís Pinto Martinelli e Paulo Cesar Martinelli.
Os pais de Cézar Martinelli, chegaram no Brasil em 08/09/1896, vindos da Itália, com intenção de morar em Tambaú, por indicação de outros italianos, mas acabaram optando pelo distrito da Estrela, onde abriram uma padaria, posteriormente também transformado em armazém, pois o local apresentava grande movimento, principalmente para o comércio, devido as grandes colônias nas fazendas, além da promessa que o trem passaria pelo distrito, algo que infelizmente não aconteceu.
Cézar Martinelli acabou seguindo o caminho do pai, abrindo seu próprio negócio, um armazém de secos e molhados na Estrela, onde está localizado hoje o prédio comercial da Sra. Ivani Soares Simões e fixando residência próximo do local, onde hoje funciona a Vó Dita Pizzaria. Vale lembrar que onde funciona hoje o armazém da Sra. Ivani Soares Simões, foi o antigo Grupo Escolar da Estrela, transformado posteriormente em armazém, quando foi adquirido pelo Cézar Martinelli, após a inauguração do novo Grupo Escolar, existente até hoje.
O Grupo atual, quando de sua construção no início da década de “30”, praticamente todo material foi transportado em um caminhão de sua propriedade, que contou com a ajuda de seu irmão caçula Nim Martinelli ( Olívio Martinelli), como motorista, atendendo a um pedido da matriarca Palmira B.Martinelli, devido ao seu trabalho e dos filhos pequenos.
O Matadouro Municipal da Estrela, ainda existente, porém desativado, foi construído em 1950, conforme anotação na parede da frente, durante a vigência de seu mandato como subprefeito.
Cézar Martinelli, ainda residindo na Estrela, adquiriu em Descalvado no ano de 1950, o Posto São José.
No ano de 1951, transferia residência para Descalvado, estabelecendo-se no ramo de secos e molhados, com a aquisição da Casa Pinca, que depois se transformaria na Casa Martinelli.
Conforme relato no livro “História de Santa Rita do Passa Quatro”, do Dr.José Geraldo de Oliveira, na página 108 do volume II, os irmãos Octaviano e Cézar Martinelli foram músicos das Bandas Marciais da Estrela, Octaviano, conhecido como Táia tocava bumbo e Cézar Martinelli era trombonista.
Em Descalvado, O AGORA EMPRESÁRIO Cézar Martinelli, no dia 10 de agosto de 1964, receberia o título de “Cidadão Honorário de Descalvado”, outorgado pela Câmara Municipal e no dia 14/01/2006, foi homenageado novamente, seu nome foi dado a uma das vias de Descalvado, a Perimetral Cézar Martinelli.
Cézar Martinelli, faleceu em 06/08/1993, foi sepultado em Descalvado e em um dos jornais daquele município, relatando o ocorrido, ele foi citado como um exemplo a ser seguido.
A REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA E A DENOMINAÇÃO DO CORETO
Na noite do dia 02 de maio de 2024, a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, realizou no Distrito de Santa Cruz da Estrela, a Cerimônia de Entrega da Revitalização da Praça Padre José Vingelli e Denominação do Coreto Cézar Martinelli.
A cerimônia contou com familiares de Cézar Martinelli, incluindo a filha Laís Pinto Martinelli e o filho Paulo César Martinelli.
A cerimônia, foi apresentada pelo Vice- Prefeito Sr. Márcio Renato Cândido dos Reis, sendo que também fizeram uso da palavra os Srs. Clóvis Affonso Zerbatto, apresentando alguns dados do Distrito, escrito pelo historiador Dr. José Geraldo de Oliveira, também presente no evento.
Atendendo uma solicitação da Graziella Villela, do Departamento de Cultura de Santa Rita do Passa Quatro, Olívio José Martinelli fez um relato a respeito do Coreto e do homenageado Cézar Martinelli, José Augusto Silvério apresentou um poema, de sua autoria, a respeito de uma antiga casa do Distrito, existente até hoje, além do Coral de Crianças da EMEF João Baptista da Rocha Corrêa, numa belíssima apresentação, sendo muito aplaudido pelo público presente.
Esteve presente, o Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Marcelo Simão, que fez uso da palavra, enaltecendo a importância daquela noite, tanto com relação a homenagem ao nome dado ao Coreto como também da Revitalização da Praça, oferecendo mais lazer e conforto a população daquela localidade e aos visitantes.
A filha do homenageado, Sra. Laís Pinto Martinelli, fez um pronunciamento em nome da família, agradecendo pela lembrança quando da colocação do nome de “Cézar Martinelli”, no Coreto existente na Praça Padre José Vingelli e também pelo vaso de flores, dado a ela pela Administração Municipal, como uma homenagem a família Martinelli.
A solenidade, contou com a presença do Delegado de Polícia de Santa Rita do Passa Quatro, Dr. Domingos Antonio de Mattos, do vereador Gilberto Bentlin Júnior, demais autoridades e com grande presença do público.
LEI Nº 3.967, DE 30 DE ABRIL DE 2024.
A denominação de “CÉZAR MARTINELLI”, ao Coreto de Santa Cruz da Estrela, foi efetuado através do Projeto de Lei Nº 050/24 de 19/04/2024, do Vereador Sr. Sebastião João Zerbatto, sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, na sessão extraordinária de 22/04/2024, sancionado e promulgado pelo Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal Marcelo Simão, conforme LEI Nº 3.967 DE 3O DE ABRIL DE 2024.
- Olívio José Martinelli -
02/05/2024
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter
Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP
(19) 3582-6363
santarritense@santarritense.com.br