27 de Outubro - Mobilização Pró Saúde da População Negra

A mobilização pró-saúde da população negra é um movimento que visa combater o racismo estrutural e as desigualdades raciais nas políticas públicas de saúde do Brasil. 

O Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra ocorre no dia 27 de outubro, desde 2007. A data é importante para chamar a atenção para as vulnerabilidades da população negra em relação a outras populações, e para a necessidade de superar os efeitos do racismo na saúde. 

A mobilização pró-saúde da população negra é resultado de uma luta constante do movimento negro pela democratização da saúde. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é um reconhecimento do Ministério da Saúde das desigualdades de saúde que acometem a população negra. A PNSIPN estabelece ações integrais de cuidado, atenção, promoção e prevenção em saúde para a população negra. 

Algumas das doenças mais comuns na população negra são: Anemia falciforme, Diabetes mellitus, Doença hipertensiva específica da gravidez, hipertensão arterial e depressão.

A população negra também apresenta maiores taxas de mortalidade infantil, morte materna, e morte por causas externas.

O quesito raça/cor etnia é importante para a saúde da população negra porque: 

- Contribui para a melhoria das condições de saúde das pessoas negras, de acordo com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra;

Ajuda a identificar desigualdades de acesso e informações sobre doenças e agravos em determinados grupos sociais; 

 Permite a construção de indicadores de saúde mais próximos da realidade dos grupos racializados;

Contribui para que os dados em saúde reflitam a realidade demográfica brasileira;

Permite a identificação do peso da população negra na utilização dos serviços do SUS;

O preenchimento do quesito raça/cor deve ser feito a partir da autodeclaração do cidadão, pois é ele quem sabe de sua ascendência e genética. 


A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra reconhece que as condições de vida da população negra resultam de processos sociais, culturais e econômicos injustos.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro


John Doe

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais